Hoje em dia, um dos maiores desafios da nossa rotina atribulada é levar uma vida mais saudável. Entretanto, pelo rápido consumo e fácil acesso, muitos recorrem aos famosos fast foods para se alimentarem em dias mais corridos. Mas e se os orgânicos estivessem mais próximos, dentro do próprio condomínio?

As hortas comunitárias são uma ótima solução para esse problema. Cada vez mais implantadas, elas oferecem vegetais frescos aos condôminos e podem ser uma boa alternativa para quem quer ter certeza de que sua comida está totalmente livre de agrotóxicos e de substâncias prejudiciais à saúde.

Neste post, daremos algumas dicas sobre como implementar essa ideia e fazer uma horta comunitária uma ideia prática e que pode melhorar a vida dos condôminos! Confira.

 

Converse sobre a ideia em uma assembleia

O primeiro passo, antes de tudo, é espalhar a ideia e contar com a aprovação dos condôminos para desenvolvê-la. Monte uma lista com seus argumentos e mostre os benefícios que essa ação prática, simples e barata pode trazer para todos.

 

Escolha um bom espaço para a horta

Aprovada a ideia, é hora de escolher um lugar para fazer a horta. Caso seu condomínio seja espaçoso, aproveite as áreas verdes que não possuam vegetação e que tenham uma boa incidência solar. Caso não tenha disponível uma área permeável, construa canteiros com tijolos, manta impermeabilizante e, por fim, terra. Você pode adubar e escolher algumas espécies comuns e bastante consumidas, como alface, cenoura, salsinha e cebolinha.

 

Crie regras

É necessário estabelecer um bom planejamento, com as escalas de rega da horta (para não faltar nem exagerar na água), horários e temporada de colheita, etc. Quando for a época da colher, marque horários e comunique aos condôminos para que eles possam participar. Lembre-se: o sentido da horta é ser comunitária; deixe-a livre caso alguém precise de algum dos vegetais.

 

Realize a manutenção da horta

A rega deve ser estabelecida e realizada todos os dias de manhã, para evitar o desperdício de água por evaporação. Retirar ervas daninhas e prevenir contra pragas também é importante para preservar o crescimento da horta. É legal criar um calendário e inserir diferentes condôminos que queiram ajudar, para que todos se sintam integrados no processo.

 

Hora da colheita!

Vegetais prontos para colheita?! Chame todo mundo para participar! Aos que não puderem, prepare kits com os frutos da safra e entregue. Assim, todo mundo consegue ter uma rotina mais saudável e ainda aprender um pouco sobre o plantio de diferentes espécies de verduras, legumes e tubérculos.

Gostou das nossas ideias? Fique ligado aqui no blog da Verti Condomínios. Garantimos que podemos ajudá-lo a tornar o seu condomínio ainda melhor!