Morar em um condomínio pode ser um exercício para a paciência e, se já é assim para os moradores, imagine para quem administra? Os síndicos têm, além de todas as tarefas técnicas, o grande desafio de manter todos os condôminos satisfeitos. E não há nada mais comum do que os desentendimentos gerados pela convivência em grupo. Alguns, no entanto, podem exigir um pouco mais de você para resolver!

Para mediar essas situações, você pode precisar de alguns truques na manga. Nós, da Verti Condomínios, vamos dar 4 dicas para solucionar conflitos dentro do seu condomínio com maestria!

 

Mantenha a imparcialidade

Ao resolver um conflito entre duas pessoas, escute sempre os dois lados independentemente do seu relacionamento com o reclamante ou reclamado. A imparcialidade será sua melhor amiga nessas horas. Por isso, não tire conclusões precipitadas e use o diálogo a seu favor. Nunca tome qualquer atitude sem consultar ambas as partes e entender exatamente o que está acontecendo.

 

Seja cordial e sempre mantenha a calma

Nas brigas, você deve ser a voz da razão portanto, não perca a calma! Ser cordial e conversar com todos sem perder a educação pode parecer um pouco complicado, mas é importante e, na maioria das vezes, é o seu tratamento que fará um condômino resolver suas pendências ou conflitos com vizinhos.

 

Regra é regra!

O cumprimento da lei e do regimento interno é para todos, e nenhum morador deve ter tratamento especial caso descumpra as normas! Divulgue as regras de todas as formas possíveis, principalmente aquelas mais controversas: horário de silêncio, uso das áreas comuns, animais, vazamentos e infiltrações, problemas na garagem e qualquer tema que seja recorrente no seu condomínio. É necessário que todos estejam cientes assim, você pode cobrar a colaboração de cada um, caso surja algum problema.

 

Não tenha medo de recorrer à justiça

Não é só a inadimplência que pode levar você a procurar a justiça. Qualquer caso no qual o culpado se negue a pagar por danos, multas por descumprimento de regras internas ou outras ações por dano físico, moral ou patrimonial, pode ser levado ao tribunal, em último caso. Ações jurídicas podem ser longas, cansativas e caras, portanto é bom ter alguém de confiança para contar caso isso aconteça.

 

A Verti Condomínios dispõe de um setor jurídico especialista na resolução de conflitos. Nossa equipe pode ajudar nisso e nas mais variadas tarefas! Converse conosco e saiba tudo o que podemos fazer por você!