O verão é uma época de férias e muita diversão dentro dos condomínios. Os espaços comuns ficam mais lotados e os condôminos aproveitam as piscinas, o playground e as estruturas de descanso para diminuir o calor da estação. Mas, embora seja maravilhoso, algumas preocupações surgem durante esse período. Uma delas é o gasto com a água, que pode aumentar significativamente e causar problemas tanto para você, síndico, quanto para os moradores.

Quer saber o que fazer para evitar dores de cabeça? A Verti Condomínios conta a você como economizar água no seu condomínio durante o verão:

 

Mangueiras? Nem pensar!

Precisa fazer a limpeza de alguma das áreas comuns? Ou lavar algum carro? Dispense a mangueira! Troque o utensílio por um balde com água e uma esponja. Em 15 minutos utilizando a mangueira, são perdidos 279 litros de água. Instale um sistemas de irrigação em gramados e jardins, evitando regá-los com mangueira. Caso seja possível, reaproveite a água para esse tipo de ação.

 

Inspecione possíveis vazamentos

Vazamentos silenciosos são grandes vilões da economia de água e podem causar prejuízos enormes para a conta do condomínio. Uma torneira gotejando, por exemplo, desperdiça mais de 40 litros de água por dia. Por isso, periodicamente, inspecione tubulações e caixas d’água em busca de possíveis focos de vazão. Torneiras de uso comum, tanques e bebedouros também devem ser sempre verificados. Se possível, instale redutores de vazão.

 

 

Reaproveite a água

A construção de cisternas para captação de água da chuva é uma prática cada vez mais comum, além de muito sustentável. Essa água pode ser utilizada para os mais diversos fins, como limpeza de apartamentos, pátios, descarga de banheiros, irrigação de plantas, etc.

 

Faça campanhas internas

Espalhe nos murais e nas áreas comuns do condomínio lembretes sobre dicas simples que, quando adotadas em conjunto, diminuem o consumo de água e, consequentemente, as contas. Por exemplo: não demorar no banho, usar a máquina de lavar roupas somente na capacidade total e fechar a torneira enquanto ensaboa as louças da cozinha e ao escovar os dentes. Essas atitudes simples do dia a dia fazem toda a diferença no final do mês e ajudam na construção de uma rotina mais amigável com meio ambiente.

 

 

Com essas dicas, você passará um verão muito mais tranquilo — sem sustos na conta de água do condomínio! Que tal compartilhar essas dicas nas redes sociais? Se tiver outra sugestão de alguma prática que você já adotou para diminuir o consumo de água no seu condomínio, conte para a gente nos comentários.