Se a convivência pacífica num condomínio já é difícil para os moradores, imagine para o síndico… afinal, é ele quem deve prezar pela preservação do patrimônio e pelo bom relacionamento entre os condôminos. Por isso, as expectativas sobre essa função são altíssimas, e é preciso estar sempre atento e disposto para conseguir cumpri-la com sucesso.

Quer saber o que os condôminos esperam do síndico? Leia as dicas da Verti Condomínios e saiba como exceder essas expectativas!

 

Raciocínio rápido

Quando o morador com algum problema procura o síndico, sua expectativa é que ele tenha a solução na ponta da língua. Enquanto isso não é possível em algumas ocasiões, existem alguns procedimentos padronizados que você pode adotar! Uma boa dica é organizar uma planilha contendo as principais queixas apresentadas e como você fez para resolvê-las. Assim, quando alguém procurar você com uma reclamação parecida, você saberá o que fazer com rapidez e poderá dar uma resposta mais clara ao condômino.

 

Demonstrar disponibilidade

A rotina de um síndico pode ter períodos bastante atribulados, e nós sabemos muito bem disso. Entretanto, não atender ligações e esquecer de responder e-mails importantes pode ser um problema e tanto. Organize um espaço e um tempo em sua agenda dedicado apenas para isso. Usar o WhatsApp ou outro aplicativo para trocar mensagens com os moradores também pode ser uma boa ideia — assim, mesmo quando você não puder atender, pode dar uma resposta um pouco mais rápida. Passe seu número e endereço eletrônico aos condôminos, para facilitar a comunicação.

 

Respeito às regras

Além de ter uma série de obrigações legais, cada condomínio conta com um conjunto específico de regras: o regimento interno. É essencial que você, como síndico, demonstre o pleno conhecimento dessas questões e saiba como e quando aplicá-las. Problemas entre os condôminos, como o não cumprimento do horário de silêncio, acarretam consequências como advertências e multas, e é sempre fundamental estar atento a isso.

 

Indicações

Problemas internos nos apartamentos acontecem o tempo todo, e é muito comum que os moradores procurem o síndico para conselhos. Portanto, é sempre legal ter indicações de profissionais de confiança: eletricistas, encanadores, pedreiros… É importante que os condôminos saibam que podem contar com você e com a sua ajuda!

 

Gostou das nossas dicas? Sabemos que o trabalho do síndico é fundamental para o funcionamento dos condomínios, e que suas rotinas são sempre agitadas! É por isso que nós, da Verti Condomínios, oferecemos serviços de gestão condominial completos — assim, você descomplica seu dia a dia e consegue desempenhar o seu papel de maneira muito mais ágil! Que tal conversar com a gente?